10 Verdades e Mitos sobre a Escovagem Dentária

  1. A escovagem noturna é a mais importante.

VERDADE. À noite o fluxo salivar diminui. Assim, o efeito protetor da saliva praticamente desaparece deixando os dentes mais vulneráveis. Por isso, a escovagem noturna tem uma importância crucial.

  1. A escovagem dentária deve ser efetuada imediatamente após a refeição.

MITO. Idealmente a escovagem dentária deve ser efetuada 30 minutos após a ingestão de alimentos. Este é o tempo necessário para que a saliva consiga neutralizar o pH ácido dos alimentos e bebidas.

  1. É necessário usar muita pasta dentífrica.

MITO. A eficiência da escovagem passa pela ação mecânica e não pela quantidade de pasta. A quantidade de pasta sobre a escova deve ser pequena e inserida no meio das cerdas para evitar a ingestão da mesma.

  1. Excesso de escovagem dentária prejudica a dentição.

VERDADE. Escovar os dentes demasiadas vezes provoca, com o tempo, desgaste do esmalte e retração gengival.

  1. Os bochechos com elixires substituem a escovagem.

MITO. A escovagem mecânica e o uso de fio dentário são os métodos mais eficazes para a limpeza da cavidade oral. O bochecho de elixires não tem qualquer utilidade sem os elementos anteriores.

  1. Uma escovagem dentária eficaz demora alguns minutos.

VERDADE. Uma boa escovagem dentária demora pelo menos 2 minutos e deve abranger todas as áreas da cavidade oral (incluindo a língua e as gengivas).

  1. Não deve passar a boca por água após a escovagem.

VERDADE. Após a escovagem deve cuspir os excessos de pasta, contudo não deve passar a boca por água. Esta prática permite que os dentes fiquem mais tempo expostos aos efeitos do flúor, presente na pasta dentífrica.

  1. Deve parar de escovar os dentes quando as gengivas sangram.

MITO. O sangramento gengival é o resultado de uma inflamação provocada por placa bacteriana. Deixar de escovar junto à gengiva irá agravar a situação. Idealmente deverá consultar o seu dentista para efetuar uma limpeza e melhorar o seu método de escovagem.

  1. É necessário trocar regularmente de escova de dentes.

VERDADE. Deve trocar a sua escova de 3 em 3 meses. Nas escovas mais velhas, as cerdas são menos eficazes, sendo necessário aplicar mais força na hora da escovagem, o que pode prejudicar a dentição.

  1. Escovas duras limpam melhor os dentes.

MITO. A escovagem dentária com força excessiva e/ou com escovas muito duras origina, com frequência, um desgaste traumático que pode levar ao aparecimento de sensibilidade dentária e recessões gengivais.

Dr.ª Margarida Glória
Médica Odontopediatra