Verdades e mitos sobre a gravidez e a saúde oral

A gravidez gera habitualmente um grande conjunto de dúvidas às futuras mães relacionadas com a sua saúde e dos seus filhos. Desmistificamos de seguida algumas das dúvidas mais frequentes.

 

  1. A gravidez enfraquece os dentes e por isso há maior risco de cárie.

MITO. A gravidez, por si só, não enfraquece a estrutura dentária. Porém, os vómitos, tão característicos desta fase da vida da mulher, potenciam o contato entre os ácidos do estômago e a estrutura dentária. Este contato pode fragilizar os dentes e aumentar o risco de cárie.

 

  1. Há maior sangramento gengival na gravidez.

VERDADE. As alterações hormonais associadas à gestação podem promover um maior sangramento gengival. Se a higiene oral for ineficaz, o sangramento será ainda maior. Não deixe de escovar quando a gengiva sangrar!

 

  1. A higiene oral da grávida pode afetar a saúde do bebé.

VERDADE. A higiene oral é a medida preventiva de eleição para evitar o aparecimento de infeções na boca. Se a grávida apresentar uma higiene oral insatisfatória, há uma maior probabilidade de surgirem infeções. Os microrganismos característicos destas infeções podem afetar o feto.

 

  1. Durante a gravidez os dentes enfraquecem porque há perda de cálcio para o bebé.

MITO. No decorrer da gravidez, a mãe fornece efetivamente cálcio à criança. Contudo, o cálcio que é fornecido ao bebé é adquirido pela grávida através da alimentação ou de suplementos. O cálcio que se encontra presente nas estruturas dentárias é estável, calcificado e encontra-se indisponível para circular na corrente sanguínea. Daí a impossibilidade do bebé “roubar” cálcio dentário à mãe.

 

  1. As grávidas podem realizar tratamentos dentários.

VERDADE. Uma infeção na cavidade oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário propriamente dito. As consultas devem ser preferencialmente de curta duração, da parte da manhã e no 2º trimestre de gravidez.

 

  1. Em caso de dor de dentes, a grávida pode automedicar-se.

MITO. A grávida deve sempre consultar um médico dentista em situações de dor. Este irá prescrever-lhe medicação ou efetuar tratamentos que permitam solucionar o problema.

 

Dicas para as futuras mamãs:

  • Escove os dentes diariamente (duas ou mais vezes por dia) e use o fio dentário;
  • Evite o consumo excessivo de alimentos doces, principalmente entre as refeições;
  • Se a gravidez for planeada, consulte o seu médico dentista de forma a fazer todos os tratamentos dentários antes de engravidar;
  • Visite regularmente o médico dentista no decorrer da gravidez.

Dr.ª Margarida Glória
Médica Odontopediatra